I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 8 de março de 2009

HISTÓRIA DE SALVADOR





RockYou FXText

Fundada em 29 de março de 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil, posição que manteve durante 214 anos (1549-1763).
Salvador é a capital do estado da Bahia, e também uma das cidades mais importantes do Nordeste. Ela está situada na entrada da Baía de Todos os Santos e sua Região Metropolitana abrange oito municípios, que somam um total de 2.618.432 habitantes em uma área de 324Km². Salvador ocupa a península que se projeta no sentido NORTE - SUL, fechando a baía pelo lado.
Dividida em Cidade Baixa, uma estreita planície litorânea que se estende ao longo do mar e se alarga na altura da península de Itapagipe, e Cidade Alta, uma escarpa de 60 a 80m de altura, que conduz à parte mais elevada do relevo, acidentado e cortado por vales profundos. A Cidade Baixa concentra-se principalmente nas atividades portuárias e comerciais, visando principalmente o mercado atacadista.
Nela encontram-se o famoso Mercado Modelo com dezenas de barracas que comercializam variados tipos de artesanato e a Feira de São Joaquim. A Cidade Alta é constituída por bairros residenciais, órgãos administrativos e comércio varejista, alem de praias, shoppings, cinemas, teatros etc...
O famoso Elevador Lacerda, um símbolo da cidade de Salvador foi construído em 1837 e ampliado em 1930, liga as cidades Alta e Baixa, além disso são também ligadas por ladeiras e modernas rampas. Ele realmente faz jus ao nome de cartão-postal de Salvador e, por sua localização parada obrigatória dos turistas, que desfrutam de uma estrutura arquitetônica belíssima.
Os centros arquitetônicos são belos atrativos para os turistas, tais como a Baixa dos Sapateiros, o Cais do Cairu, e o Pelourinho. O Pelourinho, considerado pela Unesco Patrimônio da Humanidade, é um pilar de pedra onde os escravos desobedientes eram amarrados para receber os castigos do Senhor. Com mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18, é considerado hoje o centro histórico da cidade. Em suas vielas, ladeiras estreitas e praças,encontram-se museus, igrejas, bares, restaurante e diversas lojas de artesanato, roupas e antiguidades.Há quem conte que na cidade existam 365 igrejas, uma para cada dia do ano. As igrejas tiveram importante papel na povoação da cidade e na consolidação do Império Português, pois cada uma delas reunia um povoado fazendo assim com que, em 1887, já fossem registradas 79 matrizes.
Na cidade alta, ao fim da Praia do Porto da Barra, encontra-se a Fortaleza de Santo Antônio, conhecida como Farol da Barra, que foi construída em 1627 a mando do então Governador Francisco Nunes Marinho para a defesa contra os corsários. Um dos monumentos símbolos de Salvador, no seu interior foi instalado no seu interior o Museu Náutico da Bahia, e também funciona um bar/restaurante, de onde se tem uma privilegiada visão panorâmica de Salvador e um dos mais bonitos espetáculos do pôr do sol da Cidade. Há alguns metros desta Fortaleza, ainda na Praia da Barra, encontra-se a estátua do Cristo Redentor. Também na Praia do Farol da Barra é onde se inicia um dos dois circuitos do Carnaval Baiano (Circuito Osmar), que se estende por toda a orla da Praia da Barra até o final da orla da Praia de Ondina, proporcionando muita emoção e alegria aos foliões e turistas.
Por ser uma cidade histórica inigualável, Salvador é um dos principais centros turísticos do país. Abriga inúmeros museus e monumentos artísticos, dentre eles o Museu de Arte Sacra, Museu da Prata, Solar do Unhão, Convento da Lapa, também possuindo muitas igrejas como a Abadia de São Bento (séc. XVI), a Catedral e a Igreja do Desterro (séc. XVII) e as igrejas da Ordem Terceira de São Francisco e do Bonfim, ambas do séc. XVIII. Os monumentos históricos não acabam por aí, existem também os vários fortes costeiros espalhados pela cidade, dentre eles o de Santo Antônio da Barra (1536), Mont Serrat, São Marcelo e São Diogo, todos do séc. XVII.
Essa capital do Nordeste inebria os turistas que a visitam, com suas cidades praianas, com seus morros e cavernas, com suas quedas d´água, com sua mata atlântica, com o dengo do seu povo, e, principalmente com a grande hospitalidade que lhe é peculiar.

Escolha sua musica:

Copyright:

Creative Commons License
Baila Bahia by Genco is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at bailabahia.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://creativecommons.org/. Creative Commons License
Questo/a opera è pubblicato sotto una Licenza Creative Commons.
 
BlogBlogs.Com.Br